Quiropraxia no Brasil é uma das Especialidades da Fisioterapia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a resolução Coffito nº 220, de 23 de maio de 2001, a quiropraxia é uma Especialidade do Fisioterapeuta, profissional mais qualificado para prática-la, o profissional responde por práticas indevidas ou mal executadas, diminuindo o risco à saúde da população e garantindo o controle ético, moral e social dos que empregam a quiropraxia como especialidade.
A palavra Quiropraxia origina do grego que singnifica QUIROS=mão e PRÁXIS= fazer, então quiropraxia é fazer com as mãos. Trazendo para atuação profissional a Quiropraxia é a ciência, arte de tratar os problemas de saúde com as mãos.
A Quiropraxia não é apenas trata a doença, mas também promove a prevenção da saúde através da restauração e facilitação do equilíbrio estrutural, primariamente representado pela Coluna Vertebral e coordenado especialmente pelo Sistema Nervoso.
Quando ocorre uma disfunção biomecânica articular, principalmente na coluna vertebral, provocada por uma vértebra (subluxada) (alteração de posicionamento e mobilidade), a mínima pressão, pode interferir na transmissão do impulso nervoso e a região inervada não responderá com sua plena capacidade de execução da sua função.
O ajuste Quiropráxico (aplicação de força, velocidade, direção e região específica) corrige a subluxação vertebral restabelecendo o fluxo de informações neurológicas e a capacidade de auto-recuperação do organismo.
DESALINHAMENTOS VERTEBRAIS E SEUS SINTOMAS